domingo, 15 de março de 2009

TV no celular: sinal 1-seg X conteúdo pago

Existe hoje fundamentalmente duas opções para recebermos sinal de TV no aparelho celular, a TV digital gratuita enviada pelas TVs abertas via 1-Seg e o conteúdo de TV pago via operadoras de celular. No Brasil, em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia a TV digital 1-Seg no celular já funciona.

A diferença básica entre esses sinais é que, as operadoras precisam usar seu canal de dados para transmitir o conteúdo de TV, o mesmo usado para acessar, por exemplo, a internet. No caso das TVs, o sinal 1-Seg vai junto com o sinal de alta definição (HDTV), podendo ou não ter o mesmo conteúdo do sinal de maior qualidade. No futuro, deverá haver alguma forma do usuário identificar se o conteúdo que ele está acessando é gratuito, via TVs abertas, ou pago via operadoras de celular.

Em ambos os casos será possível o usuário interagir com o conteúdo e, eventualmente, os 2 tipos de empresas poderão trabalhar juntas. Podem fornecer ao telespectador uma experiência única, como ver ângulos diferentes de uma partida de futebol, replays de gols, câmeras especiais na Fórmula 1, etc.

Por Edson Siquara

Fonte: http://www.globominastvdigital.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário