domingo, 15 de março de 2009

Cobertura do sinal digital

Existe, naturalmente, muita dúvida sobre a cobertura do sinal digital, tanto de alta definição como para dispositivos móveis (1-SEG). Essa dúvida se resume em uma pergunta simples: em determinado local, minha casa, sala, quarto, escritório, na minha rua, no elevador, etc, posso receber o sinal digital? A melhor maneira de saber é tentando. Temos recebido, pelo nosso CAT (Central de Atendimento ao Telespectador), perguntas como essa.

Diferentemente do sinal de TV analógico, onde mesmo com ruído ou fantasmas, é muito comum existir alguma informação de áudio e vídeo, no digital normalmente ou se tem um sinal perfeito ou não temos nada.

As emissoras de uma maneira geral devem, com o passar do tempo, ir melhorando a cobertura do sinal com repetidoras, chamadas de Gap Fillers, para cobrir regiões de sombra ou onde o sinal é mais fraco. Felizmente, esta tecnologia permite este tipo de ação. Por exemplo, será possível termos este retransmissor em locais como shoppings, para que as pessoas ali presentes possam assistir à sua programação predileta e de forma gratuita em seus celulares, TVs portáteis e notebooks.

Devemos também sempre lembrar o que fazemos com o sinal analógico quando nossa recepção não é boa. Usamos uma antena de maior ganho. Procuramos posições diferentes para as antenas internas e externas, onde o sinal possa ser melhor recebido. Eventualmente, precisaremos trocar de lugar no restaurante, para podermos comer e ver TV no celular ao mesmo tempo.

Por Edson Siquara

Fonte: http://www.globominastvdigital.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário