domingo, 15 de março de 2009

Desmistificando a TV digital

A TV digital propriamente dita é uma TV aberta, terrestre e gratuita. Não podemos nos esquecer que essa TV digital, via canais de UHF, veio, principalmente, para substituir, daqui a alguns anos, a TV analógica em VHF. Isso porque o sinal Digital, mesmo com a transmissão de múltiplos sinais (sistema COFDM), apresenta grande capacidade de cobertura e qualidade de recepção e imagens muito superiores.

Então, ao contrário do que se pensa, para se beneficiar da tecnologia digital, o telespectador não precisa comprar um novo TV LCD Full HD ou qualquer outro televisor. Apenas adquirindo o set-top box (conversor) e uma antena de UHF - internas para a maioria das residências -.

O usuário pode ligar a saída de áudio e vídeo analógica do conversor – SD –, na entrada de áudio e vídeo do televisor convencional (4:3). Dessa forma, o nosso telespectador irá receber pelo sinal digital, a mesma programação transmitida no Canal 12 (VHF), mas com qualidade superior: sinal digital com qualidade de DVD, sem ruído e sem fantasmas. Todos os set-top box lançados no mercado, mesmo aqueles que possuem a saída HDMI, possuem também a saída analógica disponível simultaneamente. Ou seja, é possível ligar o conversor tanto em uma TV comum como em uma TV LCD Full HD .

Portanto a TV de alta definição - HD - é apenas mais um item, um benefício, possível com a TV digital. Assim o telespectador pode, num primeiro momento, optar pelo sinal digital para assistir a programação normal da Globo no padrão atual, Standard Definition, mas já com qualidade superior.

É sempre importante verficar a qualidade dos equipamentos envolvidos: set-top box e antena, pois com equipamentos de boa qualidade, a maioria das residências de BH pode receber o sinal digital com antenas internas. É fácil testar antes de comprar.

Por William Nunes

Fonte: http://www.globominastvdigital.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário