domingo, 15 de março de 2009

Como a TV digital vai chegar ao interior

Hoje gostaria de falar sobre a cobertura da TV Digital das emissoras de canal aberto fora da região metropolitana de Belo Horizonte. A TV Globo Minas e outras emissoras já cobrem a cidade de Belo Horizonte e municípios adjacentes, cobertura esta autorizada pela Anatel e Ministérios das Comunicações, tendo abrangência muito próxima ao do sinal analógico.

Para o restante do estado as emissoras, suas afiliadas e as prefeituras terão que iniciar o processo de autorização no Ministério das Comunicações. Além de elaborar os projetos de retransmissão. E ainda, Investir nos novos transmissores digitais e antenas.

Muitos dos municípios que quiserem ter, além do sinal analógico existente, o sinal digital em Alta Definição e o sinal para os dispositivos móveis, terão que adequar estes postos retransmissores. Obras de infra-estrutura devem ser feitas, entre elas, maior demanda de energia, reforço ou troca das torres, além da viabilização do link que liga a emissora com este posto.

As prefeituras terão até 2011 para iniciar o processo de autorização e até 2016 para ter o sistema digital no ar. Muito trabalho e planejamento pela frente para termos todo o estado de Minas Gerais com a TV Aberta, gratuita e digital no ar.

Por Edson Siquara

Fonte: http://www.globominastvdigital.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário