domingo, 15 de março de 2009

Entenda o áudio na TV Digital

Com o advento da TV Digital, é claro que o áudio também deveria seguir as mudanças ocorridas com o vídeo, que é a maior evidência trazida pela DTV. No caso do áudio, há a possibilidade de transportar seis canais, além do SAP estéreo.

Ainda não há a total implementação deste recurso na TV Globo. Pois, ainda, não foram concluídos os estudos para a melhor forma de captação de áudio 5.1, bem como seu tráfego. Porém os telespectadores estarão desfrutado em breve de um verdadeiro cinema na sua sala, com novos equipamentos de recepção que seguirão a tecnologia digital.

O áudio analógico usado atualmente ainda terá sua decodificação feita pelos STB (conversores), porém com saída estéreo, via conectores RCA. Ou seja, nesta fase de implantação da TV digital, serão usados dois canais, que darão a sensação espacial (surround) de acordo com os recursos da TV ou do Receiver.

Em especial, os Set-top-box, que disponibilizam uma saída de áudio de alta definição (HDMI ou cabo óptico), poderão ter uma melhor percepção de um áudio 5.1. Pois, tão logo seja ativado este recurso, ainda haverá um novo passo. O telespectador passara a ter a opção da recepção em Home-teather digital com uma gama muito grande de aplicações e a melhor audição do som da TV Globo.

Terminologias:

DVT – Digital TV

STB – Set-top-box

SAP – Serviço auxiliar de áudio (áudio original)

RCA – Tipo de conector para saída de áudio

Por Lourival Andrade

Fonte: http://www.globominastvdigital.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário